TECNOLOGIA NA ESCOLA E
NA SOCIEDADE
A educação está diante de uma nova sociedade, a
sociedade da tecnologia, com novas possibilidades de transmitir e adquirir
conhecimentos. As pessoas têm mais acesso e facilidade de se comunicarem hoje
que antigamente, pois com a explosão da computação e consequentemente da
internet os indivíduos se comunicam a qualquer lugar em tempo real.
As novas tecnologias surgiram da necessidade dos
seres humanos de buscarem novas possibilidades para viverem melhor no meio
social. Com o passar dos tempos essas ferramentas foram evoluindo e se tornando
peças fundamentais para toda a humanidade, permitindo que as pessoas
utilizassem nas diversas atividades.
Nesse contexto o uso das novas tecnologias atrelado
aos desafios da inclusão digital chega até as escolas. Visto de forma positiva,
a implantação dos laboratórios de informática no espaço estudantil possibilita
uma ampliação dos conhecimentos docentes e discentes. Dessa forma, professores,
alunos e gestores fazem uso das novas mídias da educação. Essa nova
aprendizagem proporciona aos alunos novas experiências, ao entrar em contato
com o desconhecido, onde o uso das novas tecnologias garante a modernização e a
eficiência do processo educativo.
Quando a escola se
conecta a internet um novo mundo de possibilidades se abrem diante de alunos e
professores, os conteúdos se tornam mais interessantes e atraentes do que
quando apresentados em livros ou apostilas, tornando a aprendizagem mais
divertida e significativa. Vive-se em um mundo em que será necessário acessar a
uma multiplicidade de informações e aprender será fundamental, permitindo que o
aluno realize contato com novas informações.
Embora ainda não tenha
sido criada uma disciplina que contemple os conteúdos de informática, os alunos
que se interessam mais em conhecer o mundo informatizado podem no turno em que
não estão em sala de aula convencional, incrementar seus conhecimentos como
monitores de laboratórios, de maneira orientada para que não fujam do foco
educativo.
Os recursos
tecnológicos estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Os
professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de
forma aberta, equilibrada e inovadora, educando com qualidade é desenvolvendo as
competências e habilidades cabíveis de cada indivíduo, para que viva em um meio
social com desenvoltura. Por isso, está se tornando tão desafiador para o
educador administrar o processo de ensino e aprendizagem, pois existem muitas
informações a disposição dos alunos, deixando-os com diferentes visões sobre o
mundo.
Posto que a escola é o espaço de realizações desses
saberes presume-se que é sua a responsabilidade de sintonizar com os
deslocamentos que se operam na sociedade, uma vez que ela é parte integrante e
constitutiva da mesma e, como tal deve mover esforços para superar ou pelo
menos minimizar o descompasso em relação as mudanças que se verificam para além
de seus muros.
Maria
Gilvânia Santos
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