sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ativ _1_1


TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

A educação está diante de uma nova sociedade, a sociedade da tecnologia, com novas possibilidades de transmitir e adquirir conhecimentos. As pessoas têm mais acesso e facilidade de se comunicarem hoje que antigamente, pois com a explosão da computação e consequentemente da internet os indivíduos se comunicam a qualquer lugar em tempo real.
As novas tecnologias surgiram da necessidade dos seres humanos de buscarem novas possibilidades para viverem melhor no meio social. Com o passar dos tempos essas ferramentas foram evoluindo e se tornando peças fundamentais para toda a humanidade, permitindo que as pessoas utilizassem nas diversas atividades.
Nesse contexto o uso das novas tecnologias atrelado aos desafios da inclusão digital chega até as escolas. Visto de forma positiva, a implantação dos laboratórios de informática no espaço estudantil possibilita uma ampliação dos conhecimentos docentes e discentes. Dessa forma, professores, alunos e gestores fazem uso das novas mídias da educação. Essa nova aprendizagem proporciona aos alunos novas experiências, ao entrar em contato com o desconhecido, onde o uso das novas tecnologias garante a modernização e a eficiência do processo educativo.
Quando a escola se conecta a internet um novo mundo de possibilidades se abrem diante de alunos e professores, os conteúdos se tornam mais interessantes e atraentes do que quando apresentados em livros ou apostilas, tornando a aprendizagem mais divertida e significativa. Vive-se em um mundo em que será necessário acessar a uma multiplicidade de informações e aprender será fundamental, permitindo que o aluno realize contato com novas informações.
Embora ainda não tenha sido criada uma disciplina que contemple os conteúdos de informática, os alunos que se interessam mais em conhecer o mundo informatizado podem no turno em que não estão em sala de aula convencional, incrementar seus conhecimentos como monitores de laboratórios, de maneira orientada para que não fujam do foco educativo.
Os recursos tecnológicos estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora, educando com qualidade é desenvolvendo as competências e habilidades cabíveis de cada indivíduo, para que viva em um meio social com desenvoltura. Por isso, está se tornando tão desafiador para o educador administrar o processo de ensino e aprendizagem, pois existem muitas informações a disposição dos alunos, deixando-os com diferentes visões sobre o mundo.
Posto que a escola é o espaço de realizações desses saberes presume-se que é sua a responsabilidade de sintonizar com os deslocamentos que se operam na sociedade, uma vez que ela é parte integrante e constitutiva da mesma e, como tal deve mover esforços para superar ou pelo menos minimizar o descompasso em relação as mudanças que se verificam para além de seus muros.

Maria Gilvânia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário