sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ativ_1_4


A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA VIDA DO ADOLESCENTE

Com a chegada das novas tecnologias os jovens (adolescentes) dispõem de novas possibilidades, desafios e dúvidas no processo de aprendizagem e formação, mesmo porque a aprendizagem é contínua e ultrapassa os "muros" da escola. Nesse processo, há instaurado na mente dos adolescentes a importância de conhecer e dominar as novas mídias, como fatores primordiais para obter sucesso no campo afetivo, se dar bem com os amigos e está "antenado" com o mundo moderno.   
Nesse impasse, a internet oferece um mundo fascinante de informações, culminando em novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem, inerentes aos adolescentes, que ora são alunos do Ensino Fundamental e Médio, deixando educandos e educadores fascinados com o que ele oferta, porém enquanto os professores vêem esse novo recurso como instrumento pedagógico, grande parte dos alunos enxergam como um lazer, acreditando que com a informática não precisam mais pensar e elaborar atividades, pois já encontram prontas nos sites. Sendo um desafio para os professores que encontram trabalhados retirados de internets, porém os educadores têm como missão orientar os alunos sobre a qualidade das informações que estão sendo transmitidas para os alunos que estão dispostos a “aprender a aprender”.
Todavia, um dos grandes problemas enfrentados pelo uso das novas tecnologias é o deslumbramento dos jovens pelas imagens e sons. De um lado é uma qualidade, porque eles têm uma aguda percepção da linguagem audiovisual, mas de outro lado ficam “babando” pelos sites que têm animações, banners, muitas cores e não olham para o conteúdo e a qualidade dos artigos.
Contudo, no uso das novas tecnologias, o usuário, nesse caso o adolescente deve ser o centro do processo, tendo o papel ativo, permitindo-lhe a construção do conhecimento, procurando formar uma capacidade de raciocínio, criticidade e motivação própria, sendo o agente de construção de novas realidades, tendo sempre o ser humano como valor fundamental e imensurável.     

Maria Gilvânia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário